O que é viajar para você?

Calle 13 é uma das minhas bandas favoritas da vida. Talvez a mais. E tem uma música que eu gosto muito, e tenho certeza que qualquer um que goste minimamente de viajar se identifica também. É mais ou menos assim:

No me regalen más libros por que no los leo
Lo que he aprendido es porque lo veo
Mientras más pasan los años me contradigo cuando pienso
El tiempo no me mueve, yo me muevo con el tiempo
Soy las ganas de vivir, las ganas de cruzar
Las ganas de conocer lo que hay después del mar

Bueno, ainda não tenho minha vida resuelta, e nem pretendo tê-la tão cedo… Mas somos feitos de escolhas, e das experiências que acontecem por conta dessas escolhas. Daí a importância de definir muito bem aonde colocar seu tempo, seu dinheiro, seu coração e sua energia. Isso vale para tudo. Eu “gasto” muitas dessas coisas viajando, e isso para mim representa algumas coisas. Não é só tirar foto em monumentos famosos, colecionar carimbos no passaporte e ficar contanto a lista de países que já foram visitados, sabe?

Processed with VSCO with a6 preset

Eu realmente percebo que, no fundo, todos somos iguais e parte de algo muito, muito maior. Acredito que, assim como as pessoas, lugares também carregam uma energia, e assim a gente se conecta e enxerga cada cidade de um jeito diferente. Galeano já dizia que “uno no está condenado a elegir el lugar donde nació”, e eu concordo 100%. Tenho meu senso de distância totalmente bagunçado e o mundo parece cada vez menor.

Processed with VSCO with a6 preset

Para quem também gosta de devanear sobre o tema, deixo dois vídeos de duas chicas que eu admiro um montão. Elas falam muito sobre o papel das viagens na nossa formação cultural, vale a pena assistir:

Don´t ask me where I am from, ask me where I am a local, com a Tayie Selasi

The danger of a single story, com a Chimamanda Adichie:

Now Playing: Noel Gallagher’s High Flying Birds – In the heat of the moment

2 comentários em “O que é viajar para você?

Deixe um comentário

