Córdoba, que amor!

Processed with VSCO with a6 preset

A vida já não tá fácil com a lista gigantesca de lugares que eu quero conhecer. Mas, como se não bastasse, inventei também a lista dos lugares que eu apaixono, quero voltar e passar uma temporada por ali. Pois é. Córdoba, para mim, é um desses lugares.

O que mais amei foi o clima. É uma cidade grande mas que, principalmente para quem vem de uma metrópole, parece relativamente pequena. Gosto demais de lugares assim. Tenho meu lado urbaninho, gosto do anonimato que as grandes cidades nos proporcionam, mas a real é que o ritmo e a loucura me cansam. Tenho tenho certeza que ficaria entediada em um lugar onde nada acontece, mas sinto falta dos meus momentos de sussego. Córdoba foi cinza, chuvosa e fria mas, ao mesmo tempo, super acolhedora. Con mucha rumba y mucha fiesta.

Bem pertinho estão várias opções de cidades para curtir a natureza e descansar. E essa é a graça, a vida do turista em Córdoba se resume a serras de dia e festa de noite. Felicidade, total!

Processed with VSCO with a6 preset

Ficamos no Go Hostel, naquelas indicações que vêm pelo amigo do amigo do amigo, mas foi uma boa escolha. O hostel não fica exatamente no meio do agito, mas dá pra fazer muita coisa a pé, quase tudo. Sempre fazíamos o caminho passando pela la cañada (foto arriba!) porque mesmo se fosse mais longe, é lindo. O clima é mais tranquilão para um hostel, mas o staff super se juntou a nossa bagunça com asado, fernet y rocanrol.

A maior parte dos turistas que encontramos por lá eram argentinos mesmo. E, de fato, toda vez que encontrava um me perguntavam que carajo eu tava fazendo lá e não em Buenos Aires. Mas sei que Córdoba seja um destino bastante procurado por brasileiros que querem estudar espanhol, tem várias escolas por lá. Diferente de Buenos Aires, onde você vai ouvir Português facilmente em qualquer lugar, Córdoba pode ser uma opção para mergulhar no idioma de uma forma mais intensa. Mas já aviso… boa sorte com o sotaque!

O ritmo da cidade é o cuarteto. Nada glamuroso, mas uma melodia alegre que quando você vê já tá se sacudindo de leve (ou não!). Por ser uma cidade universitária, o que não faltam são opções de bares e baladas, onde também toca eletrônico, pop, rock e, claro, cumbia e reggaeton (a essa altura quem lê o Buena já sabe que eu adoro). Assim como em Buenos Aires, a noite começa e termina tarde, acho um sucesso. E também é super normal ir para a balada a pé ou de ônibus – um tapa na cara da paulistada que não vai nem na padaria sem pegar o carro, mas enfim…

Processed with VSCO with a6 preset

Eu só sai uma noite por motivos de saúde que serão explicados em breve. A ideia era só bailar mesmo e fomos parar no Maria Maria, por indicação do pessoal do hostel. Teve showzinho ao vivo e depois tocou de tudo – eu por muitas vezes na Argentina tenho a impressão que os caras dançam mais que as meninas, que fazem mais pose. Não é nada científico, apenas uma sensação que eu tenho. Mas bueno, como não era nosso caso, despirocamos com o povo, que é super receptivo mesmo. Ah, tem também uma filial do Johnny Be Good por lá. Noite cordobesa divertidíssima.

A trip foi low budget como sempre (tô começando a achar que nem preciso mais escrever isso aqui né?) então não fomos em nenhum lugar expecionalmente especial e descolado. Mesmo assim, deu para comer e beber super bien, obrigada. Acho recomendável ir no Juan Griego, um restaurante com uma vista bem bela – fica em um prédio business meio difícil de achar e onde só entram 3 pessoas no elevador. Cuidado, porque se entrar a 4° pessoa ele apita, o guardinha mala onda te olha feio e você passa vergonha – elevadores argentinos sempre rendem uma história.

-O que fazer em Córdoba

Vários passeios legais:  Manzana jesuítica, construções feitas pelos missionarios jesuítas nos séculos XVI e XVII e declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO (pena que tava fechada!). Fica pertinho da Universidad Nacional de Córdoba. A Plaza San Martín e alrededores e o Paseo Marqués de Sobremonte, com o (lindo!) Palácio de Justicia.

Processed with VSCO with a6 preset

O Museu Palácio Ferreyra é lindo e fiquei apaixonada pela Iglesia del Sagrado Corazón, também conhecida como Iglesia de los Capuchinos. Tem um estilo neogótico e é uma das igrejas mais bonitas que eu já vi, pirei na arquitetura. Um lugar que queria muito ter ido e a chuva não deixou é o Parque Sarmiento. Dizem que é lindão, mas ficou para a próxima.

Processed with VSCO with a6 preset

É bom avisar também para deixar seus pesos em paz, Córdoba não é um super lugar para compras. Tem bastante comércio no centro e alguns shoppings (os principais são o Patio Olmos e o Nuevo Centro), mas não é nada espetacular. Eu me empenhei em encontrar plataformas (daquelas que só encontro em terras Argentinas) e até encontrei filiais de algumas marcas que eu curto. Mas, sinceramente, nem se anime muito com isso, Córdoba é incrível por muitos outros motivos.

Meu cantinho favorito foi o Paseo del Buen Pastor:

Processed with VSCO with a6 preset

Fotogênico tanto de dia, quanto de noite, quando ligam a fonte e rola quarteto e cumbia, não aguentei e achei divertidíssimo.

Processed with VSCO with a6 preset

No Paseo também tem uma filial da Antares, aquela cervejaria de Mar Del Plata que eu curto de paixão. Passear por ali e tomar uma cervecita (a Honey Beer é minha queridinha) acompanhada das melhores papas do mundo é a minha receita para uma tarde de sucesso em Córdoba, vai por mim.

Processed with VSCO with a6 preset

Aliás, continuo achando que a vida é muito curta para não morar num lugar que te encante, seja qual for esse lugar.

Processed with VSCO with a6 preset

Processed with VSCO with a6 preset

Processed with VSCO with a6 preset

Processed with VSCO

Processed with VSCO

Besotes,

Robi

Now Playing: Babasonicos – Deshoras

Um comentário em “Córdoba, que amor!

Deixe um comentário

