Cusco, o umbigo do mundo!

 

Fazendo conexão em Lima e pegando um voo de uma hora e meia você chega na capital do Império Inca. Muita história, muitos turistas e muita, mas muita altitude – são 3.399 metros, e minhas primeiras horas na cidade foram um horror.

Tem gente que vê a cidade só como uma ponte pra chegar até Machu Picchu. Outros esperam um lugar místico e misterioso, mas a real é que Cusco é bem turística.

2016-01-21 09.58.03 3.jpg

Mesmo assim, a viagem pode ser um prato cheio para quem gosta de história – aprendi mais sobre a história da América Latina nessa viagem do que em sei lá quantos anos de escola. Como morei com uma família, durante o intercâmbio, tive a chance de interagir bastante com com os cusqueños, que pareceram ter muito orgulho das suas origens. História está presente em tudo: desde monumentos até lendas infantis – os netos da minha host me contavam várias!

As marcas da Colonização são muito fortes. É comum alguém falar “cuando llegaron los españoles…” e daí emendar qualquer história sobre como os espanhóis destruíram a cultura Inca e se aproveitaram de suas riquezas.

Processed with VSCO with a6 preset

Andar em Cusco é fácil. Os ônibus (que na verdade são vans) custam por volta de 1 Sol. Estão quase sempre bem cheios e sempre tá rolando um som; reggaeton quebradeira ou lamentos românticos em Espanhol enquanto o cobrador grita “Baja, Baja, Baja” e todo o itinerário em uma velocidade impressionante. Não é uma opção muito utilizada pelos turistas porque dá para fazer quase tudo a pé e os taxis são baratíssimos. Mas como eu estava estudando e morava em Marcavalle, que é relativamente longe para os padrões de Cusco, muitas vezes eu pegava a van para ir para a aula em um trajeto de 15 minutos – ouvindo reggaeton quebradeira (adoro <3) ou lamentos românticos enquanto o cobrador gritava “Baja, Baja, Baja” e todo o itinerário em uma velocidade impressionante.

Já os taxis não têm taxímetro, tem que negociar a corrida antes – dificilmente passará de 10 soles. Aliás, viajar para o Peru é uma ótima maneira de praticar suas habilidades de negociação. Tem que pechinchar para comprar absolutamente tudo, e se no começo eu morria de vergonha e pagava o que me pediam, no final da viagem eu já tinha um roteiro e uma atuação preparada.

Processed with VSCO with a6 preset

Apesar de turistas em tudo quanto é lado, Cusco tem uma energia muito boa e muita coisa pra fazer. Listo alguns dos meus lugares favoritos:

Comidinhas e Festas

La bodega 138Sou do tipo que vai atrás de pizza em qualquer lugar. A da bodega é bem boa e dá para levar sua própria botella de vino.

Mutu Food and DrinksÉ o cafézinho/bar do hotel, então eu sempre batia cartão depois da aula. O Nicolai e o José são os garçons mais educados que você vai encontrar em Cusco, dois fofos que já me chamavam pelo nome. Quase todo dia rolava Brownie com Sorvete, uma delícia por 8 soles, com uma trilha sonora bem boa – sempre rolava  Two Door Cinema Club.

La Valeriana: Café todo girly em frente ao templo do sol.  Tem a empanada mais gostosa da cidade e chás de vários sabores. Os Peruanos tomam muito chá, é absurdo. Fiquei enjoada, mas confesso que era um alívio nos dias mais frios. Esse também é um dos poucos lugares na cidade onde encontrei sucos de fruta bem feitos, sem falar que as sobremesas são maravilhosas – comia tres leches quase todos os dias.

2016-01-21 09.58.06 1.jpg

Norton Rats Tavern: Um pub sem frescuras, ainda tem dardos e sinuca para quem curte jogar e tomar uns tragos.

Mama África: Clássico da noite Cusqueña, onde a turistada toda se reune. A entrada é free, mas se quiserem cobrar é só falar que vai embora que eles deixam entrar.

Mushrooms Lounge and Bar: Fica embaixo do Mama África e tem happy hour 2×1. São 2 drinks por pouco mais de 20 soles, minha gente. Rola música eletrônica. Legal para uma prévia e para uns tragos, mas se for tomar cerveja corre pro Norton que é mais barato!

Inka Team: Onde eu  passava vergonha fazia aula de Salsa, que rola todos os dias a partir das 22. Isso é muito comum nas baladas em Cusco, é só ir perambulando e entrando.

 

 

 

2016-01-21 09.58.08 1.jpg

Mercado Central de San Pedro: Tenho paixão por mercados. Acho um ambiente sem igual, onde vale a lei peruana: barganhar e barganhar. Muito e sem vergonha.

2016-01-22 05.13.54 1.jpg

PS: Quantos aos pontos turísticos, várias estão inclusos no Boleto Turístico, aquele mesmo que te dá acesso ao Vale Sagrado! Eu não usei, mas tem post mastigadinho no Sunday Cooks e no Andarilhos explicando direitinho como funciona.

Besos y Viva Perú,

Robi

Now playing: Finley Quaye, Dice

4 comentários em “Cusco, o umbigo do mundo!

  1. Oi Roberta…vou para cusco em julho,vou passar um mês estudando…como vc acha melhor eu levar dinheiro?
    Desde já agradeço

    Att.Juliana

Deixe um comentário

